Livros

Jurisdição Constitucional em Perspectiva – Revista dos Tribunais (2020)

“O presente livro, denominado “Jurisdição Constitucional em Perspectiva”, marca a passagem do transcurso dos 20 anos da edição da LeiFederal n.9.868/1999, que dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.

Tal como sucede com outros institutos jurídicos, a construção do sistema de controle de constitucionalidade, no Brasil, é produto do tempo. Desde a primeira Constituição republicana até os dias atuais, aos poucos o país foi incorporando mecanismos que combinam controle incidenter tantum e principal; concreto e abstrato; político (através da atuação, por exemplo, da Comissão de Constituição e Justiça no âmbito parlamentar) e judicial; preventivo (também de caráter político) e repressivo.

Boa parte do quadro de fiscalização de constitucionalidade não decorreu exclusivamente de uma construção normativa – constitucional ou legislativa –, mas sim do enfrentamento de casos julgados perante os tribunais superiores, ou mesmo da contribuição doutrinária (nesse ponto cabendo destacar o papel de Rui Barbosa e, anteriormente, do Visconde do Uruguay).

A Lei n. 9.868/1999 não é, assim, um simples e abrupto constructo. Ela incorporou uma longa tradição de teorias, experiências judiciais e institutos normativos e, ao mesmo tempo, inovou, bastando lembrar, nesse aspecto, por exemplo, a inclusão da figura do amicus curiae e da possibilidade de realização de audiências públicas, ou de uma disciplina específica sobre a modulação dos efeitos da declaração de inconstitucionalidade e a possibilidade de decisões interpretativas mediante interpretação conforme a Constituição.

Bem por isso, o que se designa como jurisdição constitucional, desde a edição da referida Lei, passou por profundas transformações. Não há como contestar que muito do protagonismo que o Supremo Tribunal Federal desempenha atualmente no plano jurídico e político só foi possível por decorrência de desdobramentos empíricos propiciados pela aprovação da Lein.9.868/1999. A compreensão adequada desse arcabouço normativo, teórico e jurisprudencial é, dessarte, fundamental para uma adequada leitura do atual contexto jurídico e (por que não?) político do Brasil.

Nessa linha é que, atendendo ao honroso convite da Editora Revista dos Tribunais, este livro reúne grandes pensadores e juristas que se debruçam sobre o estudo do direito constitucional e, especificamente, da jurisdição constitucional, para tentar traçar um panorama sobre os principais temas disciplinados pela “Lei do Controle de Constitucionalidade” (…).” (Apresentação do Coordenador)

Artigos

Artigos Publicados

O Professor Clèmerson também produziu uma série de artigos publicados em obras coletivas. Confira aqui suas publicações, que se encontram detalhadas em seu currículo Lattes.

Saiba mais

Artigos publicados em periódicos

O Professor Clèmerson produziu uma série de artigos publicados em periódicos. Confira aqui suas publicações, que se encontram detalhadas em seu currículo Lattes.

Saiba mais