Ao lado das leituras que costumo fazer, aparece um gênero que pode, eventualmente, causar estranhamento. Entre poemas, romances, filosofia e direito, gosto de examinar discursos, orações pronunciadas em eventos marcantes da história por personalidades invulgares.
Longe de ostentar análogo talento, eu tenho tido a felicidade de proferir, de tempos em tempos, discursos em momentos singulares na universidade, na academia ou na tribuna. Estou ciente que não é comum, no Brasil, a publicação de livros reunindo orações de pessoas que não exercem atividade política. Nesses pagos, as coligidas e editadas são, normalmente, proferidas por pessoas públicas, sobretudo estadistas. Mesmo assim, assumi o risco de reunir, entre muitas, mais longas ou mais curtas em virtude do tempo disponível, algumas peças oratórias tomadas como representativas para compor a presente coletânea.
Leitor e admirador dos discursos que marcaram circunstâncias memoráveis, entrego ao público este pequeno livro como registro de relevantes episódios da jornada pessoal. Tenho a esperança, com esta singela justificativa, de despertar o interesse do leitor.