Imprensa

Clèmerson Merlin Clève orientou Sérgio Moro e João Pedro Gebran Neto

Diversos veículos de imprensa publicaram entre os dias 12 e 14 de julho que o Prof. Dr. Clèmerson Merlin Clève foi o Orientador de Mestrado em Direito Constitucional dos juízes Sérgio Moro e João Pedro Gebran Neto na Universidade Federal do Paraná.

Segundo o jornalista Aroldo Murá, “Clèmerson Merlin Clève, professor da UFPR, constitucionalista, fundador e reitor da UniBrasil, é dos advogados mais bem articulados com que Curitiba conta. Seu universo de laços pessoais no mundo jurídico é enorme, capital inestimável. Discreto, Clève não exibe o portfólio de relações de amizades amealhadas ao longo da vida. Tal como os solidificados nos dias de estudantes na Europa com o hoje ministro Gilmar Mendes, do Supremo, e os sólidos laços de admiração mútua que cultivam ele e outro ministro do STF, Luís Roberto Barroso. Com a condenação de Lula, Clève volta de alguma forma ao noticiário. Por motivo objetivo e valioso: ele foi orientador do desembargador Gebran Neto, que no Tribunal Regional Federal da Quarta Região, vai dar parecer sobre a condenação do líder petista [Lula], e também do juiz Sergio Moro. Ficou amigo dos dois em 2000, quando os juízes paranaenses o escolheram para orientar suas teses de mestrado na UFPR.”

Acesse as reportagens aqui:

http://piaui.folha.uol.com.br/eles-vao-julgar-lula/

https://oglobo.globo.com/brasil/desembargadores-que-vao-julgar-lula-so-inocentaram-5-de-48-condenados-21584372

http://www.superacessoinfo.com.br/supervisualizador/visualizador.aspx?idanalisesubcanal=4922542&idemail=4060

 

Livros

Teatro Inexperto em 2 peças quase distópicas – ED. Artes & Textos (2011)

Teatro Inexperto em 2 peças quase distópicas – ED. Artes & Textos (2011)

O livro “Teatro inexperto em 2 peças quase distópicas” corresponde à reedição de duas peças teatrais: “Mingau de Alho”, escrita em 1983, publicada pela Fundação Catarinense de Cultura (sob título “Filho da mãe terra”), que recebeu o 2º lugar no II Concurso de Dramaturgia, tendo ao início poesia que, também em 1983, recebeu menção honrosa […]

Saiba mais

Artigos

Ações afirmativas, justiça e igualdade

Ações afirmativas, justiça e igualdade[1] Affirmative actions, justice, and equality RESUMO: A partir da leitura das teorias da justiça de John Rawls e Amartya Sen, encontram-se nas ações afirmativas os exemplos de políticas públicas para a mitigação das desigualdades sociais e do determinismo racial no Brasil. Ao se procurar implementar a justiça por meio desses […]

Saiba mais

Artigos publicados em coletâneas

O Professor Clèmerson também produziu uma série de artigos publicados em obras coletivas. Confira aqui suas publicações, que se encontram detalhadas em seu currículo Lattes.

Saiba mais